Os Molhos de Pimenta Artesanais Dona Benê são uma homenagem prestada por Fernando Azevedo Jr, neto e afilhado de Benedita Guastaferro (04/10/1920 - 17/05/2008), a Dona Benê, nascida em Mogi-Mirim SP, filha de Artulina da Silva (que já fazia alquimia com as pimentinhas), a mais velha de 6 irmãos, que para ajudar a mãe já aos 7 anos de idade cozinhava utilizando a ajuda de um banquinho para alcançar o fogão e muito cedo desenvolveu uma habilidade nata para culinária. Muito nova, muda com a Mãe e os irmãos para São Paulo SP para trabalhar como lavadeira e passadeira. Em 1940 se casa com Waldomiro Guastaferro (02/01/1920 - 06/03/73) e têm 4 filhos, 7 netos e 5 bisnetos.

Dona Benê foi uma mulher muito simples, trabalhadora e batalhadora, sinônimo de Força de vontade e Energia. Sendo sempre o elo de ligação de toda sua Família, cuidando de cada um com muita atenção, com uma disposição e vitalidade admiráveis.

Quando o Projeto dos Molhos de Pimenta Dona Benê foi criado, ela logo apoiou e auxiliou, transmitindo todo seu conhecimento e de seus antepassados, ajudando em todas as áreas do processo.

Assim o Projeto dos Molhos de Pimenta Dona Benê busca homenagear uma Grande Mulher, Forte, às vezes ardida, mas que também sabia ser doce e suave, que tudo que fazia era especialmente saboroso... enfim uma "Pimentinha" muito especial.

 

com Amor,

seu neto Fernando Azevedo Jr.